Pesquisar este blog

DEFIS 2023: Como Enviar Esta Declaração?

  Março é o último mês para envio da DEFIS do ano de 2023, saiba mais sobre esta obrigação e aprenda como enviar. A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é uma obrigação acessória anual que deve ser transmitida obrigatoriamente pelas empresas do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2023. Portanto, as Micro e pequenas empresas do Simples têm até o final do mês de maio para transmitir esta obrigação acessória, quem enviar com atraso receberá penalidades, por este motivo, seja pontual. Veja abaixo como realizar o envio da DEFIS em 2023 e como essa declaração funciona. O que é esta declaração? O objetivo da DEFIS é informar à Receita Federal sobre a situação socioeconômica e fiscal das empresas inscritas no Simples, além de identificar possíveis irregularidades e fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias dessas empresas. Esta obrigação acessória também serve como base para a elaboração de estudos e pesquisas sobre as atividades dessas empresas. Esta...

Malha ITR: Apresentação de documentos via processo digital

  Se recebeu uma intimação da Receita Federal para prestar esclarecimentos sobre a Declaração do Imposto Territorial Rural, a resposta já pode ser enviada via processo digital, no e-CAC. A Receita Federal implantou o serviço Entregar Documentos de Malha ITR no e-CAC. O serviço permite a apresentação de documentos por meio de processo digital pelas pessoas que tenham recebido uma intimação para prestar esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto Territorial Rural (ITR). O serviço está disponível no e-CAC e, para acessá-lo, é necessário possuir uma conta gov.br ou um código de acesso específico do e-CAC. Somente cidadãos intimados pela Receita Federal podem utilizar esse serviço de entrega virtual de documentos para responder a intimação. As pessoas intimadas pelos municípios devem apresentar os documentos para os municípios. No e-CAC, o contribuinte deve acessar o sistema de Processos Digitais (e-Processo) e clicar em Solicitar serviço via Processo Digital’. Em seguida, ...

Contadores assumem papel de protagonismo com o recorde de abertura de negócios durante a pandemia

  Grande parte das aberturas de novos negócios aconteceu justamente nesse contexto em que exigiu resiliência e alternativas para os empreendedores. Ao contrário do que se supõe, mais empresas foram abertas durante a pandemia. O boletim anual do Mapa de Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia, demonstra que o país rompeu a marca dos 20 milhões de negócios em funcionamento. Grande parte das aberturas de novos negócios aconteceu justamente nesse contexto em que exigiu resiliência e alternativas para os empreendedores. E exigiu, também, o comprometimento e a qualidade técnica dos contadores.  Esse enorme desafio, em que coube aos contadores traçar as estratégias, auxiliar na criação de novos negócios e atuar para manter o funcionamento das empresas, demonstrou o protagonismo da profissão e refletiu em reconhecimento por parte da sociedade.  O contador exerce, acima de tudo, uma profissão histórica. Que lida com as expectativas acerca de um negócio ou de conquistas p...

Marcadores

Saiba se poderá receber as novas parcelas do auxílio emergencial!

O auxílio emergencial será pago a partir da primeira semana de abril, confirmou o presidente Jair Bolsonaro na sua famosa live das quintas-feiras. Ele também disse que os valores serão de R$ 150, R$ 250, e R$ 375, levando em conta a composição famliar do beneficiário.


A Dataprev vai permitir que a partir de 1° de abril, você possa consultar se foi contemplado com a nova rodada de pagamento.

A Dataprev é a empresa responsável por analisar os perfis dos beneficiados no ano passado e selecionar os novos contemplados. Agora, a Empresa de Tecnologia da Previdência Social informa que o trabalhador poderá saber sua situação para receber o auxílio, realizando uma consulta.

Para saber, basta você acessar a plataforma e informar o nome completo, número do seu CPF, o nome da sua mãe e a data de nascimento. Com esses dados você pode verificar se receberá as novas parcelas do auxílio emergencial 2021.

O governo avisa que não será possivel fazer um novo cadastro para receber o auxílio emergencial, isso porque, somente quem recebeu o auxílio ano passado, terá direito as novas parcelas.

Os inscritos no Bolsa Família receberão o auxílio emergencial 2021, lembrando que será considerado o valor mais vantajoso para este grupo.

Segundo o Ministério da Cidadania, serão pagas quatro parcelas do novo auxílio, da seguinte forma: famílias contempladas irão variar de R$ 150 a R$ 375, conforme a composição familiar. Serão 45,6 bilhões de famílias beneficiadas.

Mudanças para o auxílio emergencial 2021

Em 2020, o governo beneficiou 68,2 bilhões de brasileiros com o auxílio emergencial de R$ 600. Para este ano, o número de pessoas contempladas caiu para 45,6 bilhões, incluindo o Bolsa Família.

Segundo a Medida Provisória 1039/21, o valor médio recebido será de R$ 250. Porém, esse valor só será pago as famílias compostas por mais de uma pessoa.

Será pago da seguinte forma: Para quem mora sozinho, R$ 150, para a família que em sua composição duas ou mais pessoas, R$ 250 e as mulheres que são chefes de família, com filhos pequenos, receberão R$ 375.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Contatos


Endereço Matriz SÃO PAULO

RGW Contabilidade e Administração de Negócios
Estr. Ribeirão da Lajes, 301 - Tijuco Preto
Vargem Grande Paulista - SP - Brasil - CEP 06730-000

Endereço Filial ESPÍRITO SANTO

RGW Contabilidade e Administração de Negócios
Ed. Azurre Office Tower
R. João Pessoa de Matos, 505, Sl. 601
Praia da Costa - Vila Velha - ES, CEP 29101-115

E-mail: contato@rgwcontabilidade.com.br

Comercial: +55 27 99887-2512 Baixe nosso Cartão Virtual: Clique Aqui
Nome:


E-mail: *


Sua mensagem: *